2010-02-26

A chuva. Torrencial, também em Quelimane (Moçambique)


O Inverno tem sido trágico. Aqui em Portugal e um pouco por todo o mundo. O frio, o vento e a chuva (e também a neve, em alguns locais) persistem. Espalhando a dor e a desolação.

Há pouco, pelos noticiários televisivos de Portugal e de Espanha, soube que as previsões meteorológicas apontam para (durante a próxima noite) o agravamento do estado do tempo nas Canárias e na Galiza, com ventos ciclónicos e chuvas intensas. Chuvas e ventos que também assolarão a Madeira e a costa continental.

Anuncia-se a subida do nível da água nos rios - particularmente do Tambre e do Guadalquivir (em Espanha) e do Douro e do Tejo (em Portugal) - que em alguns pontos já transpuseram as margens e determinaram deslocação de pessoas para lugares seguros disponibilizados pela protecção civil.

Eu, nós, estamos informados e sabemos que dispomos de recursos sociais de protecção das populações e de auxílio às pessoas mais afectadas. O que não sucederá noutras regiões do mundo, onde, não sendo inverno, também chove calamitosamente e onde as populações apenas resistem às intempéries. Como sucedem em Quelimane, na Zambézia - pelas notícias (que me doem) que me chegaram através do Diário de um Sociólogo (Carlos Serra, Maputo) –, uma cidade que as vicissitudes políticas castigaram com a pobreza…

…………………..
Ilustração: Fotografia recolhida em Diário de um Sociólogo.
............................
Nota:Post” publicado no Jornal de Saúde Ambiental

1 comentário:

Graça Pereira disse...

Olá Duarte
O mundo (ou a natureza) anda descontrolada e nós, homens somos também um pouco a sua imagem.
Por todo o lado há cheias e derrocadas... Já sabia das de Quelimane mas, como te lembras, em Janeiro em muitos anos , as inundações chegavam até ao quilómetro cinco (Padeiro) ficando todas aquelas aldeias por ali numa situação critica. Acredito que agora seja um pouco pior..
Hoje (esta noite) chega uma antiga colega minha e amiga que foi a Quelimane passar férias. Para a semana vou estar com ela para saber novidades do nosso Chuabo.
Um beijo e bom fds
Graça