2008-12-17

Quelimane: o Bibliotecário


Foi durante muitos anos o Bibliotecário. Primeiro, numa sala sem grandes condições, num pequeno edifício de paredes amarelas muito perto da Câmara Municipal. Depois, talvez desde 1974, num edifício de arquitectura moderna.

Durante muitos anos, gerações de leitores conviveram com ele, o BibliotecárioGuilhermino Gonçalves de Sousa. O último Bibliotecário de Quelimane, enquanto cidade portuguesa. O primeiro, e durante pelo menos dois anos, Bibliotecário de Quelimane enquanto cidade moçambicana.

Faleceu hoje, 08/12/17, cerca de uma semana depois de ter celebrado o 85º aniversário (08/12/08). Em Almeirim, em Portugal, onde se radicou. Depois de muitos anos a promover os livros, que gerações de quelimanenses leram…

3 comentários:

IMAGENS PALAVRAS disse...

Foi bom rever o bibliotecário Guilhermino, amigo de meu Pai José Vaz Marques há mais de 50 anos e meu Padrino de Baptismo e de minhas Irmãs, baptizadas na Igreja de Nossa Senhora do Livramento em Quelimane, nas décadas de cinquenta e de Sessenta.
Um beijo´para a Filha Eugénia.

Graça Pereira disse...

Fiquei triste com a notícia da morte do Sr. Guilhermino, grande amigo da minha família e afilhado de casamento do meu pai Francisco António Pereira. À Geninha envio daqui um grande beijinho e peço, se possível, o seu contacto.

Sem Camuflado disse...

Para a Graça Pereira:

Pela Jó, neta do Sr. Guilhermino, já transmiti o seu recado à Maria Eugénia.